23 agosto 2017

♡ Projeto praia acessível ♡


Conheça o projeto Praia Acessível - Esporte para Todos no Guarujá

Tempo livre, sol e mar: a combinação perfeita para reunir uma galera e viajar para um destino litorâneo como o Guarujá, que está a cerca de 100 km de São Paulo e oferece inúmeros atrativos turísticos e mais de 20 praias belíssimas para visitar. E quando você tem a possibilidade de aliar o bom tempo e a sua disposição com as atividades esportivas que, se praticadas na praia, tornam cada experiência ainda mais única? Incrível, não?

Acontece que nem todos têm a chance de praticar esportes no litoral, como é o caso, muitas vezes, de pessoas com deficiência (PCD). Mas um projeto lançado recentemente pretende mudar essa situação. Trata-se do “Praia Acessível – Esporte para Todos”, um programa criado pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, que vem acontecendo em regiões litorâneas como Santos, Caraguatatuba e Praia Grande e também recebeu o apoio da Prefeitura do Guarujá.

Ao chegar ao Guarujá, o projeto levou, em diversas praias, modalidades diversas de esporte adaptado, como o vôlei sentado, o surf ou frescobol adaptado, o handbike (um tipo de bicicleta pedalada com as mãos) e a disponibilização de uma piscina infantil para os pequenos. A ideia é promover a prática esportiva nas praias do litoral paulista para todos, mesmo aquelas pessoas que têm dificuldade de locomoção, como é o caso de idosos, cadeirantes e PCDs.

Além da adaptação dos esportes mais tradicionais praticados na praia, ainda há um grande e emocionante destaque do projeto para aqueles que, normalmente, não podem tomar um banho de mar. Com cadeiras preparadas para entrar na água, o chamado “banho assistido” permite aos cadeirantes ultrapassarem a areia da praia e entrarem nas águas do mar – tudo com o acompanhamento de um monitor preparado para garantir toda a segurança, ao mesmo tempo em que proporciona momentos únicos de descontração e lazer.

Em 2017, o Praia Acessível superou as expectativas no Guarujá, que recebeu, durante 10 dias de evento – de 2 a 12 de fevereiro –, mais de 900 pessoas com dificuldades locomotoras, que puderam aproveitar o verão do jeito que merecem: com praia, mar, sol, esporte e muita diversão. Além disso, mais de 3.500 acompanhantes estiveram presentes, contabilizando um total de 4.525 participantes.

E são eventos como esses que mostram que a região do Guarujá busca sempre acolher seus turistas e moradores, além de inovar com os eventos que acontecem principalmente na alta temporada. Nesse caso, o Praia Acessível – Esporte para Todos aconteceu na maior e mais frequentada praia da região, a Praia da Enseada. No entanto, ainda há inúmeras outras para desfrutar ao longo do ano, como a central e movimentada Praia de Pitangueiras, além da mais tranquila Praia de Pernambuco. Veja opções de pousadas no Guarujá em http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/guaruja/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...